1035


6 de fevereiro de 2019

Como importar produtos da China

Estão pipocando sites sobre como importar da China, prometendo rios de dinheiro, são formas mirabolantes explicadas por alto que parecem ser bem simples e fáceis de se realizar mas, ninguém lembra de confirmar se são mesmo informações reais, quais os procedimentos que funcionam e quais não funcionam. Enfim, resolvi eu mesmo criar meu próprio FAQ (perguntas frequentes) para facilitar a vida de quem está pensando em investir nos produtos importados.

Este texto aborda informações sobre importar bagagem desacompanhada, se você quer saber sobre como importar bagagem acompanhada veja Importação de bagagem acompanhada

Realmente não sei fazer a mágica direito mas passei o mês de Dezembro e Janeiro lendo toda e qualquer informação sobre importados, li quase todas as leis da Comex, enfim, notei que existem alguns procedimentos básicos a serem realizados na alfândega e com base nos milhares de comentários que li por ai (em diversos sites) notei que quem recebeu sem taxa eram pessoas cuja o pedido seguia a seguinte característica.

Contêineres cheios de produtos importados da China
Contêineres cheios de produtos importados da China

  1. Não estavam comprando eletrônicos
  2. O valor do produto é inferior a 50 dólares
  3. O valor declarado era menor que o real, mas condizente (no máximo 25% a menos do valor real), compras acima de 50 dólares
  4. A entrega era via serviço de entrega porta-a-porta
  5. A negociação ocorreu entre Pessoa física e Pessoa física
  6. Produto declarado como presente
  7. O comprador não reside em grandes capitais comerciais
  8. O tamanho da caixa não era pequena
  9. Parte do pagamento foi realizado via Transferência eletrônica e declarou-se “divisão de despesas”
  10. A maior parte foi paga via PayPal declarando despesas pessoais

Moral da história, se eu estiver certo…

  1. Quem compra eletrônicos e quer fugir da alfândega faz o que? Declara um valor muito pequeno para um produto, normalmente são caixas pequenas, qualquer agente alfandegário vai notar isso.
  2. Quando algum parente ou amigo lhe envia um presente ele não diz que é urgente, então, não tem pressa de chegar no destino. EMS é uma forma de entrega de porta-a-porta sem urgência.
  3. Como todo órgão público que precisa realmente trabalhar não tem verba sobrando, devem dar prioridade aos casos óbvios, para não perder tempo…
  4. Uma pessoa jurídica enviando um produto para pessoa física trata-se de venda, então, não haveria recolhimento de impostos no Brasil a não ser que o agente cobre (você acha que ele vai deixar de mostrar serviço?)
  5. Caixas grandes não costumam transportar produtos eletrônicos, ou melhor, não vale muito a pena comprar TV, microondas, impressoras e computadores fora do país (por causa da taxa) então, os agentes fazem “vista grossa”.
  6. Caso você seja taxado pela alfândega em um valor além dos 60% do valor declarado ou do valor de mercado, você ainda pode recorrer solicitando uma reavaliação da taxa. Você pode apresentar o comprovante de pagamento do PayPal ou da Transferência eletrônica (o que for mais barato) pra ajudar a diminuir o valor.

Quanto tempo demora pra chegar um pedido no Brasil?

O tempo do envio do produto da China ao Brasil normalmente é de 3 a 5 dias úteis (rápido né?), porém, uma vez no Brasil o produto será recebido pelo GEEXP e irá direto para a fiscalização na alfândega precisamente no GEARA em São Paulo, do GEARA para alguma agência de despacho dos Correios. O problema é que no meio deste movimento seu produto pode ir para a EMIS NTS e aqui parceiro, tu recebe uma taxa de 60% a 100% do valor do produto.

https://johnhenrique.com.br/importar-china

Este é um ponto importante, o valor da taxa será arbitrário, pode ser que o agente alfandegário determine a taxa com base no valor declarado no INVOICE (uma espécie de nota de pedido) que é uma fatura e as vezes ele pode achar o valor declarado muito abaixo do valor real e aqui o bicho pega de verdade. A alfandega irá verificar o preço deste produto no mercado brasileiro, sim, o valor comercial do produto, se isso acontecer tenha certeza de que vai chegar uma taxa de 100% pra tu pagar.

No final das contas, até chegar na sua cidade, você estará pensando que não vai receber o produto ou que levou cano do vendedor mas, acredite em menos de 15 dias tu não vai ver o produto. Só na alfândega demora 8 dias, quando anda rápido.

Se a mercadoria foi tributada, o que faço?

Quando a mercadoria chegar na sua cidade um agente dos correios poderá entrar em contato para notifica-lo que a mercadoria está aguardando retirada (você também vê esta informação no sistema de rastreamento), você só precisará apresentar na agência uma identificação (RG, CPF ou Carteira de Habilitação) e verificar se houve alguma taxa extra, se houver você deverá pagá-la em dinheiro, nota em cima de nota, assim, você pode retirar a mercadoria, do contrário, imagino que ela retorne para o remetente.

Quer aprender todas as formas de ganhar dinheiro importando produtos da China e vendendo no Brasil, conheça o curso Como vender no mercado livre, importação, dropshipping. O curso possui vídeo aulas, screencasts e lista de fornecedores que enviam produtos diretamente da China para um cliente no Brasil. Todo o material do curso é disponibilizado para download. Esta é sua oportunidade de começar seu próprio negócio.

Então é só isso? Não tem nada de muito difícil?

Bebeu ovo com coca-cola? além de ter esperado todo este tempo, você terá pago taxas para fazer Transferência eletrônica do pagamento ou taxas de conversão no cartão de crédito e ainda pode acontecer o que acontece quase sempre. O vendedor lhe envia o produto, te informa o código de rastreamento e num belo dia você vê uma mensagem parecida com esta no sistema de rastreamento dos Correios:

Por favor, entre em contato conosco clicando aqui.

Se você vir esta mensagem parceiro, reze, reze muito para que o vendedor tenha declarado o preço do produto e pago o seguro de envio, se não, tu vai receber em casa apenas o reembolso do valor pago pelo frete. Acredite isso acontece com muita frequência, algum engraçadinho passa a mão na mercadoria e os Correios declaram o extravio ou furto da mercadoria. Neste caso você só vai perder o valor pago mesmo =D

Duvido que isso seja verdade, tu já comprou na China pra saber se funciona assim?

Digamos que eu seja o tipo de cara que paga pra ver, realmente costumo pagar um preço razoável, afinal, informação custa dinheiro, mas, é importante saber onde usá-la para tirar vantagem, pense nisso.

Obviamente que estas informações foram coisas que notei, pra fazer um teste realizei uma compra na China de diversos produtos onde Pedidos + Frete totalizam U$ 630 Dólares, na teoria uma compra assim deverá ser taxada em no mínimo 60% do valor, quando receber as mercadorias publicarei novamente sobre o assunto informando o resultado.

Observações

  • As leis do Brasil permitem a isenção de taxas de importação quando o valor do Produto + Frete não totalizem mais que $ 50 dólares americanos.
  • O limite para compras no exterior é de $ 500 dólares, apesar de que o consumo brasileiro em importados tem crescido a Receita Federal não pretende aumentar este limite que segundo economistas deveria estar entre $ 700 e $1000 dólares. Compras até este valor são taxadas em até 60%, podendo ser maior, mas, dependerá de outros fatores (não sou especialista).
  • Cuidado com as compras no exterior, o limite anual é de $ 3.000 dólares.
  • O Brasil é hoje o país que possui o melhor sistema financeiro do MUNDO, tenha certeza de que se você não estiver declarando corretamente suas receitas, este sistema colocará o Leão pra te caçar. E parceiro, o Leão brasileiro pega mesmo.

Só pra lembrar a alfândega parece ter alergia a produtos eletrônicos vindos de outros países, se você pensa em comprar um telefoneMP alguma coisa pra vender no Brasil, pense duas vezes (multiplique isso por 70*70) ai sim tome a decisão.

RESULTADO DA MINHA IMPORTAÇÃO DE U$ 630

Realizei a importação de uma encomenda que custou ao todo (pedido + frete) U$ 630, recebi a encomenda em casa cerca de 45 dias após o envio. Chegou em perfeitas condições graças ao vendedor que adicionou espuma dentro da caixa em torno dos produtos contidos nela, porque os Correios amassaram todos os cantos da caixa. Enfim, a importação valeu a pena, comparando o preço dos produtos comprados na China em relação aos existentes no mercado brasileiro, mas comparando a qualidade do produto importado na China com o produto nacional, sem dúvidas o nacional ganha pela qualidade e durabilidade.

Quem tem interesse em adquirir eletrônicos importados da China deve lembrar que a qualidade do produto é inferior, então, a durabilidade será menor (o que justifica o preço baixo), logo, é importante que você compre exemplares extras porque eles vão dar defeito e você não terá onde consertar, produto Chinês é assim, estragou joga fora porque não tem manutenção, são produtos descartáveis.

Termos relacionados:

  • é possivel desenvolver um produto brasileiro na china
  • kit como importar roupas download
  • como importar roupas download
  • kit como importar roupas
  • produtos da china
  • qual o valor de importação de pedido vindo da china?
  • agente alfandegário
  • como comprar da china e revender no brasil

Você tem alguma sugestão ou informação para complementar este artigo? Comente abaixo.

CONTATO

youtube.com/johnhenrique

facebook.com/johnvibemidia

EMAIL

para@johnhenrique.com.br

TELEFONE

+55 64 98443-0000

© John-Henrique / Alguns direitos reservados / Feito em Quirinópolis – GO, Brasil