Criar jogos HTML5 com Phaser e PhoneGap

Desenvolver jogos Android com PhoneGap não é uma tarefa impossível, quando conheci o Phaser eu não tinha desenvolvido nenhum jogo na minha vida. Tudo que você precisa para criar jogos com Phaser é de um pouco de conhecimento em JavaScript.

Vou descrever como foi minha introdução ao desenvolvimento de jogos em HTML5 projetados para Web e dispositivos móveis Android e IOS.

Aprendendo Phaser

O próprio Phaser possui um guia de introdução o mais popular deles é “Como criar um clone do jogo Flappy Bird”. Estes tutoriais, algumas pesquisas no Google e algumas leituras da documentação foram suficientes para desenvolver meu próprio jogo.

Tenho grande conhecimento em JavaScript e Frameworks JavaScript como Sencha Touch e jQuery Mobile isso foi uma mão na roda para me ajudar a desenvolver meu jogo.

Sei que existem vários outros frameworks para jogos que poderiam ser utilizados para desenvolver meu jogo, mas não sei quais os prós e contras de cada um deles, simplesmente optei por utilizar o Phaser. Acho que foi uma boa escolha porque a comunidade é grande e ativa o que garante novas funcionalidades e melhorias futuramente. É claro que dependendo das necessidades o Phaser pode não ser a melhor escolha, mas para os jogos que desenvolvo, é mais que suficiente.

phonegap phaser android game
Desenvolver jogos para celulares usando PhoneGap e Phaser

 

Veja também

Sobre o Phaser posso dizer que estou muito impressionado com a facilidade de uso e desenvolvimento.

Assets: Gráficos e som

Os jogos vão causar uma experiência melhor se tiverem uma aparência bonita e sons adequados ao tema. Você pode conseguir ótimas imagens gráficas e sons nestes sites:

  • Sprite, gráficos e imagens de fundo http://graphicriver.net/
  • Efeitos sonoros: http://www.bfxr.net/
  • Efeitos sonoros e musicas: http://www.soundsnap.com/

BFXR é gratuito, mas eu paguei um total de $20 (cerca de R$ 60) por todo o conteudo que comprei nos outros sites. Esta compra me economizou várias horas de trabalho que eu teria que investir para criar todas as imagens e sons e no final o resultado não seria bom.

Iniciando no dispositivo móvel

Como faço meus projetos com Sencha Touch ou jQuery Mobile, eu usei PhoneGap para criar o jogo para celular, é tão fácil quanto referenciar o phonegap.js em seu arquivo index.html, criar um arquivo config.xml ou fechar seu projeto para envia-lo ao PhoneGap Build. Existem alguns adicionais envolvendo perfis, provisionamento e como instalar no dispositivo IOS ou Android. Escrevi um tutorial sobre como criar um projeto PhoneGap Build com jQuery Mobile, ele será bem útil se você nunca usou PhoneGap Build antes.

PhoneGap não é a melhor opção para construção de jogos em HTML5, mas na maioria dos casos ele vai funcionar bem. Para obter mais desempenho do PhoneGap confira o próximo post desta série sobre desenvolvimento de jogos para celulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.