1131


27 de março de 2019

Veja como funciona e como usar o Google Shopping Ads para gerar mais vendas para sua loja virtual.  Entenda como funciona e como você pode maximizar o potencial de vendas ao usá-lo. Ao final deste post você será capaz de criar uma conta no Google Shopping e iniciar sua primeira campanha de anúncios. O que … Continuar lendo Google Shopping, como funciona?

Google Shopping, como funciona?


Veja como funciona e como usar o Google Shopping Ads para gerar mais vendas para sua loja virtual.  Entenda como funciona e como você pode maximizar o potencial de vendas ao usá-lo. Ao final deste post você será capaz de criar uma conta no Google Shopping e iniciar sua primeira campanha de anúncios.

O que é o Google Shopping?

Antes de tudo, vamos entender o que é o Google Shopping, esta ferramenta também conhecida como Google Merchant, mas neste post vou me referir apenas como Google Shopping. Você pode não saber mas já viu várias páginas do Google Shopping durante suas buscas na internet, quando alguém pesquisa algo relacionado a produtos, uma lista de anúncios é exibida, estes anúncios tendem a exibir fotos, preços, nome do produto e o endereço da loja virtual. Veja um exemplo: Ao pesquisar no Google por “computador” você verá uma página como esta, note os anúncios de produtos do Google Shopping.
google shopping ads exemplo
Exemplo de anúncios de produtos no Google Shopping

Como funciona o Google Shopping?

Na prática o Google Shopping é uma ferramenta de anúncios baseadas em palavras chaves, ou seja, ele decide quais anúncios exibir de acordo com o que foi digitado na pesquisa e isso faz toda a diferença para quem está pesquisando e para quem está anunciando produtos. Imagine que você vai comprar um celular, normalmente você pesquisa sobre o celular, com intenção de saber quais as características e vantagens em relação a outro aparelho. Quando o Google Shopping identifica este tipo de pesquisa ele entende que você está interessado em comprar este produto, a partir dai ele começa a trabalhar para selecionar anúncios relacionados ao que você está procurando, a grosso modo, o objetivo do Google Shopping é encurtar o caminho entre a pesquisa e a decisão de compra, imagine que enquanto você pesquisava sobre o tal celular, um anúncio do celular aparece com uma promoção, provavelmente você decida comprar neste momento e não em outra hora ou dia. Em outras palavras o Google Shopping te ajuda a vender na hora que o comprador está interessado em comprar! Sempre que um comprador clicar no anúncio de produtos do Google Shopping, o lojista (vendedor) pagará um valor por este clique, este valor é definido pelo próprio vendedor mas, o melhor de tudo é que você pode escolher pagar R$ 0,05 por clique, obviamente que quanto mais caro você pagar, mais vezes seu produto será exibido aos compradores no momento da busca.
Todo anuncio no Google Shopping aparece no topo da página de busca!

Como configurar o Google Shopping Ads

Você precisa criar uma conta no Google Merchant Center, é um processo simples, com esta conta você tem acesso ao painel onde você publica seus produtos no Google Shopping. Para configurar uma conta no Google Mechant, acesse https://merchants.google.com/ para fazer seu cadastro ou login.
Tela de login do Google Shopping
Caso você não tenha cadastro, basta seguir as orientações, informar o país onde a loja é sediada, nome da loja e endereço do site na internet. As opções “como entrar em contato” podem ficar desmarcadas, elas servem para você receber sugestões sobre melhorias na ferramenta ou nas campanhas dos seus produtos.
Cadastro básico no Google Shopping
Agora você precisa aceitar os termos de uso e condições do serviço. Basta marcar a opção “Sim, concordo com os termos e condições acima” e clicar em continuar.
Contrato de uso do Google Shopping
Pronto, seu cadastro está realizado, agora você precisa configurar o feed, entenda o feed como sendo a ponte entre seu site e o Google Shopping, através dele a plataforma do WooCommerce conseguirá informar a plataforma do Google que você tem novos produtos ou que você alterou os preços ou características do produto, desta forma você não precisa acessar o Google Shopping sempre que realizar uma alteração nos produtos da sua loja virtual. Acesse no menu, Produtos, clique em Feeds e em seguida no botão “+” (azul), é nele que você adiciona a lista de produtos da sua loja. O feed é um arquivo XML que informa ao Google Shopping quais são os produtos que você tem na sua loja.
Google Shopping menu principal
Gerar esta lista de produtos XML é muito simples se você utiliza o WooCommerce, basta utilizar o plugin WooCommerce Google Shopping. Ele gera a lista de produtos automaticamente e permite atualizar toda a lista automaticamente. Depois de clicar no botão “+”, você verá a seguinte tela (veja abaixo), nela você deve informar o país da sua loja, o idioma da loja e marcar a opção “Destinos”, esta opção indica ao Google Shopping que você deseja anunciar seus produtos.
Google Shopping configurar feed de produtos
O próximo passo é escolher o método de atualização do feed de produtos. Dê um nome para o seu feed, no exemplo escolhi “Meus produtos” mas, pode ser qualquer nome, desde que seja fácil de identificar, em seguida marque a opção “Busca programada” e clique para prosseguir.
Google Shopping método de atualização do feed de produtos
Agora você precisa dar um nome para o arquivo de produtos que você está enviando, no exemplo dei o nome de “produtos” mas, você pode dar o nome que quiser. Escolha a frequência que o Google Shopping deverá verificar seu site em busca de novos produtos ou atualizações, defina a hora, é interessante você escolher horários em que seu site não tem muitos acessos, isto evita que ele fique lento no caso de você ter centenas de produtos na loja. No exemplo configurei o Google Shopping para baixar a lista de produtos todos os dias as 3 horas da manhã. É importante que você selecione o fuso horário correto, no meu caso, São Paulo é o correto mas dependendo da sua localidade talvez seja diferente. Por fim, você precisa informar o endereço do arquivo XML, este arquivo deve existir no seu site e caso seja necessário login e senha para baixá-lo, informe os dados de acesso nos campos “nome de usuário” e “senha”.
Google Shopping adicionar arquivo XML de produtos

Utilizando o plugin WooCommerce Google Shopping

No plugin basta acessar na sua loja WooCommerce, Google Shopping, depois vá para “Múltiplos produtos” e finalmente “Lista de feeds”. Agora você só precisa copiar o endereço da lista de produtos que você quer publicar no Google Shopping. Pronto, você criou, configurou sua conta Google Shopping e enviou seu arquivo XML de produtos. Agora você só precisa criar campanha no Google Shopping AdWords para começar a anunciar seus produtos.

Veja todo o processo em vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=apXuW7Qex7k

CONTATO

youtube.com/johnhenrique

facebook.com/johnvibemidia

EMAIL

para@johnhenrique.com.br

TELEFONE

+55 64 98443-0000

© John-Henrique / Alguns direitos reservados / Feito em Quirinópolis – GO, Brasil