Categorias
Saúde

Como perder barriga

Se você está lendo este post provavelmente você está insatisfeito com seu corpo e quer emagrecer que na verdade é perder perder medidas, em especial na região da barriga. Ter uma circunferência muito grande na região na barriga é um indicativo de que você pode vir a ter problemas cardiovasculares.

Independente do motivo que queira eliminar sua barriga existem alguns passos que podem ajudar a eliminar gordura e de quebra também eliminar alguns quilos e medidas. Existem alimentos que ajudam no processo de emagrecimento, investir em fibras solúveis que auxiliam na redução da gordura corporal e consequentemente diminuindo peso e medidas. A fibra em contato com a água forma um gel no estômago o que aumenta o conteúdo estomacal e promove sensação maior de saciedade.

perder peso emagrecer saudável
perder peso e emagrecer saudável

Alimentos ricos em fibras

  • Aveia
  • Ervilhas
  • Feijão
  • Lentilha
  • Grão de bico
  • Mexerica
  • Laranja
  • Manga
  • Maçã
  • Abacaxi
  • Legumes

Apenas ingerir estes alimentos (e outros do gênero) não vão fazer você emagrecer, é necessário manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e principalmente evitar alimentos ricos em gordura saturada ou açúcar.

É importante que você saiba, a gordura abdominal é a mais difícil de eliminar e por isso, é necessário seguir rigorosamente uma dieta aliada a prática de exercícios físicos. Alguns hábitos devem ser evitados como o consumo de álcool, alimentar-se de 3 em 3 horas é uma pratica comum durante um processo de mudança alimentar, justamente para evitar que a pessoa sinta fome e saia pra comer um fast food (ou qualquer coisa calórica que encontre).

Não dá pra fugir dos exercícios físicos?

Os exercícios físicos são aliados ao emagrecimento, lembre-se, estamos falando de perder medidas e não de perder peso, são coisas diferentes vamos abordar isso em outros post futuramente. Imagine que a sua alimentação tradicional está indo bem, mas você está engordando, isto quer dizer que você está ingerindo mais alimentos (energia) do que a quantidade de energia que você consome durante todo o dia, esta energia extra é convertida em gordura e ela será distribuída no seu corpo. Por questões de didática, vamos utilizar números, suponhamos que sua alimentação diária corresponde a 5000 calorias. É só um exemplo, ok?!

A gordura ocupa muito espaço, por isso, suas medidas aumentam. Para eliminar esta gordura você precisa ingerir menos energia, então, digamos que na sua nova rotina, você faça a ingestão de 3000 calorias diariamente, a diferença que temos da sua alimentação tradicional e da nova rotina é de 2000 calorias, agora ficará fácil de entender…

Antes você fazia ingestão de 5000 calorias, agora ingere 3000, temos uma diminuição de quase metade do que você ingeria antes e adivinha, não está sobrando energia para seu corpo armazenar em forma de gordura! Provavelmente isso já faz você emagrecer, mas possivelmente você não queira esperar 1 ano ou mais para ver o resultado, correto? É aqui que entra o exercício físico, ao praticar você vai gastar mais energia, digamos que você faça uma caminhada por 60 minutos, você vai gastar aproximadamente 270 calorias, não é muita coisa né?! Afinal é muito tempo para pouco resultado.

Por esta razão você precisa aliar vários exercícios físicos, tente fazer uma corrida de 30 minutos a aproximadamente 10 km/h, você irá gastar cerca 270 calorias também, porém, na metade do tempo, aproveite os outros 30 minutos economizados para realizar exercícios musculares ao ar livre, numa praça ou parque por exemplo.

Deixando de ingerir 500 calorias por dia em 1 semana você perderá 500 gramas de peso e isso pode se manter por 1 mês ou 2, se você manter seu ritmo de treino, firme e sem faltas, começará a ganhar peso mas as medidas continuaram diminuindo. Note que eu disse que você perderá peso, justamente porque as medidas serão diferentes para cada pessoa, já no caso do peso é mais simples e didático de exemplificar.

Então, não dá pra fugir dos exercícios físicos se seu objetivo é emagrecer rápido, os exercícios vão ajudar a eliminar a gordura que você tem armazenada no corpo, maximizando a eficiência do seu treino de emagrecimento.

Shakes e outras promessas emagrecedoras

Existem milhares de produtos para emagrecimento prometendo milagres, provavelmente você já viu algum “perca peso em 21 dias” e coisas assim, não acredite nestes produtos, eles na verdade vão fazer você pagar um valor enorme num produto, mas o benefício está na sua mudança alimentar, indiretamente você irá mudar seus hábitos alimentares causando então a perca de peso, você poderia fazer isso sem gastar com estes produtos.

Pilulas e remédios emagrecedores podem até funcionar, mas foram desenvolvidos para outros objetivos e como efeito colateral causam o emagrecimento, logo, quando você parar de utilizar estes remédios, você continuará ‘magro’ por um período, mas somente enquanto o efeito da composição química está ativa no seu corpo, passado algum período, você voltará a engordar. Isso ocorre porque você continua tendo os mesmos hábitos alimentares, ingerindo mais energia do que gasta.

Beba água!

Sucos, chás e até shakes emagrecedores são vendidos com a promessa do emagrecimento, mas se você analisar muito bem, você está ingerindo o shake antes das refeições (ou substituindo), deixando seu estomago cheio, logo, seu cérebro vai entender “opa, ele está de barriga cheia, então estamos tranquilos, temos energia…”, os sucos e chás acabam sendo um método para você se hidratar sem ter que tomar água, aliás, tomar água é chato, afinal é de graça hehe.

Entendeu o ponto? Você paga mais caro por um chá somente porque ele é vendido com a promessa de te fazer emagrecer, mas acredite em mim, não será um único alimento que fará você emagrecer, é necessário mudar seus hábitos alimentares e estes produtos são vendidos com certas recomendações que adivinha… mudam seus hábitos alimentares 😉

No final das contas, você poderia tomar qualquer chá, reduzir a quantidade de açúcar neste chá e consumi-lo normalmente. Seu estomago estará ‘cheio’ e quando você for comer se sentirá satisfeito com uma porção menor de alimentos, justamente porque tem pouco espaço no estomago para ser preenchido. Simples né? E praticamente de graça.

Faça alguns testes ai por 15 ou 21 dias e comente aqui os resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *