Phonon framework

Desenvolver um aplicativo híbrido se torna a cada dia uma tarefa comum no dia a dia do profissional web. Para facilitar o trabalho temos diversos frameworks, neste post vou destacar o Phonon framework, trata-se de um UI framework, bem simples de usar e com aparência bem próxima as telas nativas do Android e Windows phone.

O que é Phonon Framework?

Criado pela Quark dev, este framework foi criado para ser leve, flexível, escalável, customizável. Entre as diversas características destaco o gerenciador de páginas e o router que é baseado nas atividades nativas do sistema Android. Oferece suporte a Codova e PhoneGap, além disso, CSS e JavaScript são baseados nas especificações de Material design.

O mais importante, 67 kb é o tamanho do framework todo, pronto para uso, mas você pode usar apenas o phonon-core .js que tem apenas 23 kb 😉

Framework Versão Tamanho comprimido Tamanho com dependências necessárias
Ionic 1.1.0 209.4 kB (ionic.js, ionic-angular.js) 414.5 kB (ionic-bundle.js)
OnSenUI 1.3.8 265.6 kB 535.1 kB
Framework7 1.2.0 253.8 kB 253.8 kB
Phonon 1.0.0 62.1 kB ♥ 62.1 kB ♥
Phonon + Riot 1.0.0 – 2.2.4 # 74.85 kB
Phonon + Angular 1.0.0 – 1.4.3 # 207.6 kB
Phonon + React 1.0.0 – 1.4.3 # 183.6 kB

Recursos e UI components

Recursos são as funções ou ferramentas oferecidas por uma biblioteca ou framework, no Phonon estes recursos recebem o nome de componentes e são simples de usar.

Recursos

  • Página + navegação
  • i18n (internacionalização/multi idiomas)
  • Ajax
  • Device
  • Eventos

Componentes

  1. Uteis
  2. Painéis
  3. Painel lateral
  4. Diálogos
  5. Notificações
  6. Ações flutuantes
  7. Popovers
  8. Preloaders
  9. Tabs
  10. Tabelas
  11. Formulários
  12. Listas
  13. Listas com acordion
  14. Grid
  15. Autocomplete

Você pode ver toda a documentação acessando Phonon Framework docs.

Principais duvidas

  1. Posso desenvolver aplicativos Android usando Phonon?
    Pode, para Android, IOs, Windows phone, outras plataformas como Navegadores (aplicativos para navegadores) e para web (sites), ah, também pode desenvolver para Windows 7, Windows 8 e qualquer outra plataforma que rode aplicativos híbridos.
  2. Dá pra desenvolver um aplicativo móvel usando apenas o Phonon?
    Definitivamente não, o Phonon é um UI framework, isto é, ele serve para criar a parte visual e as interações com o usuário. Para desenvolver você vai precisar de um framework como o PhoneGap ou Ionic, eles vão lhe fornecer acesso ao hardware dos dispositivos

Sem dependências

Phonon não depende de outras bibliotecas ou frameworks para funcionar, tudo que você precisa é programar usando JavaScript, CSS e HTML5, mas claro, se você quiser, pode utilizar o framework de sua preferência como jQuery, AngularJS, React, Riot e outros. Phonon é muito flexível e funciona perfeitamente com outros frameworks.

Além de tudo isso ainda é compatível com dispositivos…

Android iOS IE Chrome Firefox Opera
4.1+ 7+ 10+ 30+ 10+ 12+

Ué, acabou? não tem mais?

Tem sim, agora que você já conhece o Phonon Framework, você já pode começar a brincar com ele, em breve publicarei novos conteúdos relacionados ao Phonon não se esqueça de se inscrever para receber novas atualizações. Leia também Como criar um app com Phonon Framework.

2 Comentários
  1. Leonardo Claro Diz

    Brother, eu estava tentando utilizar o Phonon também, eu fui testar a aplicação de teste ( o exemplo da pizza ) e no navegador normal funciona 100%, porém quando eu coloco a aplicação em meu smartphone ( motorola maxx com android 4.1 ), e seleciono a pizza na lista, se eu clicar em alguma opção como “voltar”, “cancelar”, ou “pedir” abre o pop-up do alert porém após esse popup(alert) fechar e eu tentar clicar em outra opção como “voltar”, “cancelar”, ou “pedir” não acontece nada, e como se tivesse travado uma div na frente da tela, porém invisível. Sabe como posso corrigir isso?

    1. johnhenrique Diz

      @ LEONARDO
      Tente usar a versão mais recente do Phonon, pode ser que a versão que você tem possua um bug.

      Falopa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.